I made this widget at MyFlashFetish.com.


VideoPlaylist
I made this video playlist at myflashfetish.com

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

ESTUDO DO LIVRO DE NEEMIAS

PARTE I
O HOMEM NEEMIAS – Como copeiro do rei Artaxerxes I, a posição de Neemias era de grande responsabilidade (comprovar que o vinho bebido pelo rei jamais estivesse envenenado) e de muita influência (já que um servo que desfrutava de tanta confiança freqüentemente se tornava um conselheiro bem íntimo). Ao ouvir que as muralhas de Jerusalém ainda não haviam sido reconstruídas, e recebendo permissão do rei para ir a Jerusalém e corrigir a situação, demonstrou qualidades ímpares de liderança e organização. Em 52 dias o trabalho de reconstrução foi terminado. Como governador de Judá, Neemias demonstrou humildade, integridade, patriotismo, energia, piedade e altruísmo.
Depois de doze anos no cargo, ele por pouco tempo à corte de Artaxerxes (2:1; 13:6) e de lá voltou a Judá, onde exortou seu povo ao arrependimento.

O Estado de Jerusalém

Neemias recebe um relatório, por parte de um irmão seu, do estado em que se encontra Jerusalém:
“Os restantes que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande aflição e o próprio; também está derrubado o muro de Jerusalém, e as suas portas queimadas a fogo” (Ne. 1:3).
Suas entranhas se movem de compaixão e ele intercede pelo povo, com jejum, por alguns dias, invocando o Deus da Aliança. Em sua oração, ele declara que os judeus são “servos” do altíssimo. Confessa seus pecados e reconhece a misericórdia e justiça de Deus, mas firma-se na promessa de perdão para interceder a favor de uma intervenção miraculosa, que resulte na restauração da cidade e remoção da vergonha e aflição que pesa sobre todo o povo. (Ne. 1:5-9). Ele, pois, se coloca entre o pai e seus servos: (Ne. 1:10).

1. Jerusalém é importante porque o nome de Deus nela habita e foi escolhida por Ele. Vale a pena investir nela. Nós somos importantes para Deus pela mesma razão: Deus nos escolheu, em Cristo, e fez habitar Seu nome, em nós, pelo que somos chamados filhos de Deus. Através do Espírito Santo, Ele investirá em nós até que Seus maravilhosos propósitos de Pai para conosco sejam plenamente concretizados. E quão eternos são tais propósitos!
2. Na cidade foi construído o Templo, lugar de adoração que, dada a sua importância, devia ser protegido. Nosso espírito é transformado no templo de Deus, quando passamos pela experiência de novo nascimento, e nele acontece a adoração a Deus, movida pelo Seu Espírito que em nós habita. Dentro de nós, portanto, está um templo que deve, igualmente, ser protegido. Há um santuário em nós e todo o ambiente em volta deve ser condizente com essa realidade: lugar santo, de adoração.
3. Os muros em volta da cidade, falam do que é visível, da parte exterior, com a qual os que nos cercam têm o primeiro contacto. Eles representam a nossa personalidade, nossa alma, quilo que manifestamos em nossos relacionamentos. Esses muros podem estar nos mais desses muros podem estar nos mais diversos estados de conservação e beleza. Muros com brechas, caídos, além de feios, são vulneráveis à penetração de inimigos. Muros bem alicerçados e conservados, representam proteção a tudo quanto está dentro da cidade – o nosso espírito, recriado pelo Espírito de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário